Sobre nós


SCROLL DOWN

Sobre nós


UMA utopia criativa

Trabalhando e convivendo lado a lado por dez dias num ambiente paradisíaco do interior, o festival proporciona oportunidades e contatos para ampliar as perspectivas dos artistas de uma nova geração, e oferece aos solistas um espaço revigorante e inspirador para fazer seu melhor trabalho. Os músicos têm liberdade para explorar novas idéias, para compartilhar, como iguais, numa comunidade diversa, e para se engajar intensamente – com a natureza, com o próximo, e com uma busca comum pela excelência, tanto na música quanto na vida.

Um dia no Ilumina tipicamente começa com uma sessão de trabalho descontraída, onde um grupo liderado por um solista determina, em conjunto, o que mais precisa. Isso pode ser uma masterclass, uma oficina de técnica, estudo coletivo para o ensaio à noite, uma discussão filosófica, uma sessão prática de perguntas e respostas, ou até mesmo uma caminhada nas montanhas. No resto do dia, até de madrugada, a música de câmara ecoa a cada canto. A proximidade do ambiente – convivendo, comendo, ensaiando junto num espaço paradisíaco – e as constantes possibilidades de interação espontânea nutrem uma intensa experiência de aprendizado, curiosidade e intercâmbio.

Nos concertos, um público local enche a platéia para sentir a música de câmara, freqüentemente pela primeira vez, e gratuitamente. Nós tocamos o que queremos, como queremos, com honestidade e comprometimento, como presente para a comunidade. Nenhuma idéia é grande demais, e nenhum detalhe pequeno demais. Não acreditamos em palavras como “difícil” ou “inacessível”. Não há regras, exceto a busca sedenta pela criatividade e maestria musical. As surpresas são inúmeras. Confiamos no nosso público para acompanhar-nos, com mente aberta, para escutar grande música, apresentada no seu mais alto nível. E eles vêm.

Uma Ponte


Uma Ponte


Já que estão no princípio de suas carreiras, os participantes do Ilumina se encontram sedentos pela experiência e conhecimento que os solistas podem fornecer. Os jovens brasileiros são únicos, trazendo carisma, abertura, e uma tangível alegria ao seu trabalho, mesmo quando confrontados com adversas condições sociais. Trabalhando lado a lado com os solistas, não como alunos contemplando um mestre, mas como membros respeitados de uma mesma comunidade, fortes elos se formam e maiores sonhos nascem. Os participantes são a força vital do Ilumina, uma fonte de inspiração a todos que encontram. Para os solistas, de vidas tão ocupadas, a profunda interação com músicos jovens e a oportunidade de trabalhar de maneira significativa são fontes de imensa energia e uma forte lembrança de por que fazemos música.

O PRóximo nível

A missão é simples: que a música seja meio de transformação – para os artistas, para a comunidade, para o futuro. Em uma semana de experiência intensa e imersiva, um participante pode acumular um entendimento musical e conhecimento prático que poderia nunca encontrar. Eles saem com novos padrões de excelência musical, novas idéias do que é possível e, o que é mais importante, novos contatos e o apoio para chegar lá. Queremos habilitá-los a atingir um novo nível de desempenho, e que a suas vidas, e por extensão as de suas famílias, sejam melhores por isso. Acreditamos que o próximo nível envolve uma maior abrangência global, que mais diversidade de vozes anima a conversa, e que estamos treinando uma nova geração de líderes, para o Brasil e para o mundo.

Por que Ilumina?


Por que Ilumina?


Nossos valores

  • O talento nunca escolhe onde vai nascer. O próximo Beethoven pode vir de qualquer lugar.
  • A música de qualidade beneficia a todos. Ela não é só para pessoas brancas, ricas ou européias.
  • A diversidade nos torna interessantes. Mais vozes contam uma melhor história. O futuro da música clássica tem que ser diverso.
  • A excelência importa. Queremos que todos os músicos estejam almejando o próximo nível. Para nós e para o público.

A Música como trabalho social

Imagine a diferença entre encontrar um profissional de ponta para uma aula de uma hora e passar uma semana convivendo com ele lado a lado, aprendendo a maneira como eles trabalham. É por isso que o Ilumina é diferente. Os jovens músicos brasileiros do Ilumina tem a oportunidade única de estudar e apresentar música de câmara com artistas internacionais do mais alto nível, não como alunos, mas como participantes. O Ilumina atua no princípio de que o impacto mais eficiente acontece através de exemplos, e que a transformação mais eficiente acontece quando treinamos futuras gerações a plantar novas sementes.

O projeto também estimula relações de mentoria entre jovens músicos e brasileiros de sucesso, oferecendo orientação em termos de carreira, negócios e planejamento financeiro. Grande parte dos jovens vêm de classes humildes e têm dificuldades em financiar seus estudos e em encontrar tempo e espaço para se desenvolver como músicos. O Ilumina apóia o talento jovem e cria soluções para esses desafios. Os jovens músicos brasileiros são únicos no mundo, trazendo carisma, liberdade e uma tangível alegria em seu trabalho, mesmo enfrentando palpáveis desafios sociais. O Ilumina almeja dar força a uma nova geração, oferecendo habilidades e experiência para que eles prosperem tanto na música quanto na vida.

O Ilumina é também tão inspirador para seus convidados internacionais. Eles encontram um espaço único onde podem sonhar e criar na vanguarda da música clássica, sem preconceitos ou limites. O Ilumina vê o Brasil, com o calor e a abertura de sua cultura, como laboratório ideal para novas idéias musicais e para a inclusão de jovem talento com energia e diversidade cultural. O festival tem planos de parceria e expansão internacional para compartilhar e apresentar seu trabalho para o mundo.